Marque já aqui
a sua consulta!

call

Especialidades

Implantologia

A Implantologia é a área da Medicina Dentária que em conjunto com a Prostodontia se ocupa da reabilitação fixa ou parcialmente fixa da função mastigatória.

Os implantes dentários são raízes artificiais, geralmente de titânio, utilizadas para substituir os dentes ausentes, funcionando como pilares de suporte para coroas unitárias e próteses fixas ou removíveis, parciais ou totais.

A ausência de um ou mais dentes provoca um desconforto funcional e estético importante, limitando a mastigação ou o esboçar de um simples sorriso. Isto poderá ter impacto na sua vida social.

Atualmente os implantes dentários podem mudar a sua vida. Desde a ausência de um dente até toda uma arcada, os implantes dentários podem melhorar a aparência, a fala, a dieta e a capacidade mastigatória, saúde oral, conforto e auto-estima.

No CCSLucas, após uma consulta de diagnóstico é elaborado um plano de tratamento seguindo-se, normalmente, duas etapas: a primeira cirúrgica e posteriormente a etapa protética.
Nas nossas clínicas, disponibilizamos um leque variado das mais recentes técnicas cirúrgicas, no sentido de dar resposta adaptada a cada situação clínica.

Cirurgia Oral

A Cirurgia Oral é a área da medicina dentária que tem como objectivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico de patologias congénitas e/ou adquiridas da cavidade oral.

Dentro dessas patologias as mais frequentes são:

Extrações dentárias de dentes cariados que não tem possibilidade de serem recuperados, dentes periodontalmente comprometidos com mobilidade e infecção nos tecidos que os suportam ou por razões ortodônticas (falta de espaço na arcada).

Extrações de dentes inclusos (sisos, caninos, dentes supranumerários , etc) , que por diversos razões não erupcionaram na cavidade oral e podem ser factor etiológico de cárie dentária, inflamação gengival, apinhamento dentário e desenvolvimento de lesões quisticas em seu redor.

Remoção de quistos associados a infecções dentárias que não regridem após intervenção endodontica. – Apicectomias.

Remoção de freios que podem interferir com a mobilidade da língua, dos lábios e interferir com o normal posicionamento dos dentes.

Dentisteria Estética

É a área da Medicina Dentária que se ocupa do tratamento das lesões causadas por cárie. A Dentisteria poderá também solucionar casos de traumatismo, correção das alterações da forma e cor dos dentes e correção de malformações dentárias congénitas, restituindo a anatomia e estética dentárias.

No CCSLUCAS procuramos soluções que preservem ao máximo a estrutura natural do dente, trabalhando com materiais restauradores de última geração, que garantem a estética e resistência dentária. A escolha do material restaurador será feita em função da localização do dente, extensão da lesão e requisito estético do paciente.

Nas nossas clínicas a preocupação pela estética do sorriso é uma constante. O Branqueamento Dentário é um procedimento clínico cada vez mais frequente, executado no âmbito da Dentisteria Estética, que soluciona os problemas de pigmentação ou alteração de cor dos dentes.

Endodontia

É a especialidade da Medicina Dentária responsável pelo tratamento das afecções da polpa do dente, visando a manutenção dos dentes na cavidade oral e a saúde dos tecidos periodontais.

Também designado por Desvitalização, este tratamento consiste na remoção da polpa e preenchimento dos canais com material apropriado. São necessárias, na maioria dos casos, mais do que uma sessão para que o tratamento possa ser terminado.

No CCSLUCAS acompanhamos a inovação tecnológica que se tem verificado nesta área da Medicina Dentária, trabalhando com Microscópio Ótico e limas mecanizadas, que permite o tratamento com sucesso de casos anteriormente destinados à extração dentária, conferindo maior qualidade ao tratamento.

No caso de insucesso de tratamento endodôntico prévio, o Retratamento Endodôntico é uma opção de tratamento conservadora que permite recuperar a saúde do dente e evitar extrações.

Periodontologia

É a área da Medicina Dentária que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afectam o periodonto, ou seja, o conjunto de tecidos que suportam o dente: gengiva, osso e ligamento periodontal.

Há dois tipos de doenças periodontais: gengivite e periodontite, sendo a primeira circunscrita apenas aos tecidos gengivais e a segunda já apresenta perda óssea irreversível que pode conduzir à perda precoce das peças dentárias.

A doença periodontal não tratada é uma das principais causas de perda dentária. No CCSLUCAS é feito um diagnóstico do estado de saúde periodontal, e delineado um plano de tratamento, consistindo em várias sessões de destartarização e alisamentos radiculares.

Em casos mais avançados pode ser necessário efetuar pequenas intervenções cirúrgicas periodontais.

Odontopediatria

É a especialidade da Medicina Dentária que se ocupa da promoção da saúde oral das crianças, com ações preventivas e de tratamento dos pacientes pediátricos até atingirem a idade adulta.

Recomendamos que a primeira consulta se faça por volta dos três anos, para diagnóstico e instrução de cuidados de higiene.

O CCSLUCAS tem uma missão muito vocacionada para a Medicina Dentária Preventiva, sendo a consulta de Odontopediatria um veículo para a promoção de bons hábitos de higiene oral na família.

Nesse sentido, e em linha com as directrizes do Programa Nacional de Saúde Oral, a aplicação de Selantes de Fissura (proteção das faces mastigatórias dos dentes posteriores) é um dos tratamentos disponíveis.

Ortodontia

A ortodontia é a área da Medicina Dentária que se ocupa do diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas relacionados com o mau posicionamento dentário, má relação intermaxilar (má-oclusão), e com as alterações esqueléticas.

As correções ortodônticas podem ser realizadas nas crianças, adolescentes e adultos, com uma média de duração do tratamento que varia entre 1,5 e 2,5 anos. Nos adultos, a necessidade de correção ortodôntica pode ser um imperativo para a posterior reabilitação fixa (por meio de implantes) ou removível das peças dentárias ausentes.

No CCSLUCAS utilizamos diferentes tipos de aparelhos de correção ortodôntica e dispositivos auxiliares, nomeadamente aparelhos fixos convencionais metálicos ou estéticos, aparelhos autoligáveis metálicos ou estéticos e goteiras de alinhamento. A escolha do tipo de aparelho terá em conta a natureza da correção a ser efectuada e as expectativas do paciente em relação à estética e duração do tratamento.

Tratamento Invisalign: Uma nova solução evidente

Há inúmeros tratamentos para alinhar os dentes, mas nem todos combinam eficiência, aspeto estético e conforto. O tratamento Invisalign é uma forma praticamente invisível de correção dentária. Pode ser utilizado para tratar uma vasta gama de problemas de alinhamento dentário, tanto em adultos como em adolescentes. Cada alinhador é usado sequencialmente pelo paciente para produzir movimentos dentários. Os alinhadores são removíveis permitindo manter uma boa higiene oral diária e comer o que se gosta. A sua utilização diária recomendada é de 22 horas.

Prostodontia fixa e removível

É a área da Medicina Dentária que se ocupa da reabilitação oral, devolvendo os dentes perdidos e deste modo a estética e a função mastigatória.

No CCSLUCAS disponibilizamos reabilitações fixas e removíveis, sobre implantes ou dentes naturais, de forma total ou parcial.

Nas nossas clínicas é feita uma avaliação multidisciplinar de forma a encontrar a solução que melhor se adapta a cada um dos nossos pacientes.